HEXÁGONO
Produção: Pedro Souto
Argumento: Filipe Franco
Realização: Adriano Mendes
Imagem: Samuel Andrês
Som: Susana Chaby Lara
Montagem: Inês Pott
Pedro Souto (bensonpai)


Está um grupo de pessoas vestidas de galinha, rodeado por uma cerca que lhes dá pelos joelhos. Um rapaz chega a correr e tenta desesperadamente abrir o portão da cerca. De seguida, dois homens vestidos de galinha agarram-no pelos braços e empurram-no para dentro de uma sala. A sala é branca e vazia e nela encontra-se um homem engravatado encostado à parede, com uma galinha dentro de uma gaiola ao seu lado. O homem engravatado força o rapaz a sentar-se numa cadeira. O rapaz tenta levantar-se mas não consegue. O homem engravatado fala sobre a impossibilidade das galinhas viverem fora das gaiolas, abrindo a porta da gaiola onde está a galinha, a qual não sai. Depois, pega nela e atira-a pela janela e, aproximando-se do rapaz, diz:”As galinhas não voam.” Ouve-se a galinha a cair no chão. O homem engravatado dá uns óculos ao rapaz, aproxima-se da porta e abre-a. O rapaz sai.
O rapaz encontra-se dentro da cerca que antes tinha tentado abrir, vestido de galinha. Lá dentro estão as mesmas pessoas vestidas de galinha que outrora tentou soltar. O rapaz coloca os óculos, à sua volta estão pessoas sem fatos de galinha a usar os mesmos óculos que ele, caminhando normalmente na rua.

André Martins (produtor)/ Joana Neves (realizadora)/ Mafalda Merino (argumentistas)
"Jonas perde o seu mentor e procura o seu caminho por entre os escombros de castelos de cartas derrubados"



Convite à Valsa
Pensei que fosse uma boa ideia postar aqui no blog o treatment que fizemos para que possam ter acesso à ideia que apresentámos no pitching de hoje. Comentem se quiserem, dêm as vossas opiniões e postem também as ideias dos vossos grupos.
Treatment
Afonso e Luísa aparentam ser um casal perfeito, contudo, Afonso tem segredos que não quer ver revelados – teve um caso com a melhor amiga do casal, Júlia, que está a par das fraudes que este cometeu na empresa e é capaz de tudo para obter o que quer. Afonso tem vindo a comprar o seu silêncio mas, quando decide parar de o fazer, Júlia ameaça expô-lo. É então que, para um almoço na casa do casal, Júlia traz consigo o italiano Domenico, chefe da empresa em que Afonso trabalha, numa clara atitude provocatória que ele não tinha previsto. Agudiza-se então o receio que Afonso tem de que Júlia cumpra a sua ameaça, e a urgência de que leve avante o plano que tinha para envenená-la, usando o pretexto de um brinde. Contudo, nada corre como esperara e, após uma troca de copos, é Afonso quem acaba por provar do seu próprio veneno.
Obra escolhida: Estatueta de Fortuna (Museu de Arqueologia)
Temática: A influência do imprevisto no rumo dos acontecimentos
Tipo de filme: Suspense com um toque de humor negro gerado pela ironia dos acasos
Francisco Carvalho
Triângulo: Diana Cardoso, Francisco Carvalho, Inês Ribeiro
"O tema da bela Salomé que através da insinuação da sua grande beleza e graciosidade da sua dança conseguiu de Herodes como recompensa e por instigação da mãe, a cabeça de João Baptista, é recriado de forma poderosamente sintética neste painel do pintor alemão Lucas Cranach. A jovem, vestida com riquíssimos trajes recebe nas mãos a bandeja contendo a cabeça, acabada de cortar, do profeta. A força desta imagem reside também no jogo dos olhares: o de João Baptista que parece conter ainda uma réstia de vida, interpela o espectador, enquanto a bela e imperturbável princesa olha em frente, sem emoção, parecendo intocada pelo drama. No canto superior direito da pintura inscreve-se um dragão alado, marca da oficina do pintor, utilizada entre 1508 e 1537."
(in site do Museu Nacional de Arte Antiga)
Triângulo: Cátia Silva, Amélia Sarmento, Aida Santos

